segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Acolhida das crianças em eventos: feminismo, políticas e de práticas de c

Este artigo problematiza algumas das questões norteadoras dos projetos de acolhida das crianças em eventos ocorridos em 2010, 2013, 2017 e 2018, no Seminário Internacional Fazendo Gênero e no último ano no IUAES. Gradativamente, pôde contar com um amadurecimento de sua problemática em torno dos aspectos que envolviam a relação adulto-criança e criançacriança e consequentemente de suas dinâmicas de acolhida. Este aprofundamento se deu por meio de um envolvimento cada vez maior do projeto com as pautas da programação destes eventos, consolidando um rico e profícuo espaço de problematização acerca das práticas de cuidado das crianças, do papel do estado e das famílias, do protagonismo infantil, do caráter do encontro de crianças e adultos, discussões que recaem a uma constante revisão dos próprios objetivos do projeto. Assim, foi ocupando um lugar especial no rol da programação mais geral, adquirindo um status de problemática conceitual e política que reivindica este espaço como direito e responsabilidade pública, em estreito diálogo com os campos de estudos feministas e antropológico.

Palavras-chave: Infância, creche, feminismo, cuidado crianças.


Abstract

This article problematizes some of the guiding questions of the children’s welcome in events that took place in 2010, 2013, 2017 and 2018, in Seminário Internacional Fazendo Gênero and last year at IUAES. Gradually, it was able to count on a maturation of its problematic around the aspects that involved the relation adult-child and child-child and consequently of its dynamics of reception. This deepening took place through an increasing involvement of the project with the schedules of these events, consolidating a rich and profitable area of problematization about the practices of child care, the role of the state and families, the child protagonism, of the character of the encounter of children and adults, discussions that go to a constant revision of the own objectives of the project. Thus, it has occupied a special place in the role of general programming, acquiring a status of conceptual and political problematic that claims this space as a right and public responsibility, in close dialogue with the fields of feminist and anthropological studies.

Keywords: childhood, day care, feminism, child care.

Texto completo (volume 2)

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