Este artigo problematiza algumas das questões norteadoras dos projetos de acolhida das crianças
em eventos ocorridos em 2010, 2013, 2017 e 2018, no Seminário Internacional Fazendo
Gênero e no último ano no IUAES. Gradativamente, pôde contar com um amadurecimento
de sua problemática em torno dos aspectos que envolviam a relação adulto-criança e criançacriança e consequentemente de suas dinâmicas de acolhida. Este aprofundamento se deu por
meio de um envolvimento cada vez maior do projeto com as pautas da programação destes
eventos, consolidando um rico e profícuo espaço de problematização acerca das práticas de
cuidado das crianças, do papel do estado e das famílias, do protagonismo infantil, do caráter
do encontro de crianças e adultos, discussões que recaem a uma constante revisão dos próprios
objetivos do projeto. Assim, foi ocupando um lugar especial no rol da programação mais geral,
adquirindo um status de problemática conceitual e política que reivindica este espaço como
direito e responsabilidade pública, em estreito diálogo com os campos de estudos feministas e
antropológico.
Palavras-chave: Infância, creche, feminismo, cuidado crianças.
Abstract
This article problematizes some of the guiding questions of the children’s welcome in events that
took place in 2010, 2013, 2017 and 2018, in Seminário Internacional Fazendo Gênero and last
year at IUAES. Gradually, it was able to count on a maturation of its problematic around the
aspects that involved the relation adult-child and child-child and consequently of its dynamics of
reception. This deepening took place through an increasing involvement of the project with the
schedules of these events, consolidating a rich and profitable area of problematization about the
practices of child care, the role of the state and families, the child protagonism, of the character
of the encounter of children and adults, discussions that go to a constant revision of the own
objectives of the project. Thus, it has occupied a special place in the role of general programming,
acquiring a status of conceptual and political problematic that claims this space as a right and
public responsibility, in close dialogue with the fields of feminist and anthropological studies.
Keywords: childhood, day care, feminism, child care.
Texto completo (volume 2)
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