sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Sob olhares de professoras da educação infantil: a relação de gênero nos contos de fadas



Autoras: Ana Paula Maycá e Juliane Odinino

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades do uso dos contos de fadas para problematizar as relações de gênero, permeadas por jogos de poder, na educação infantil. Foi realizado um levantamento teórico sobre o assunto bem como buscou-se compreender, através das considerações de duas professoras pesquisadoras dos estudos de gênero atuantes na Educação Infantil, que concepções possuem sobre as possibilidades e o papel dos contos de fadas neste contexto. Foram destacadas as significações atribuídas pelas professoras da Educação Infantil que tiveram em sua formação docente um contato mais dedicado acerca das relações de gênero presentes nos contos de fadas, identificando e apresentando as principais representações de gênero contidas nos contos de fadas clássicos. Procuramos investigar por meio das entrevistas com as professoras o porquê é importante pensar gênero desde a Educação Infantil e como os contos de fadas colaboram para essas discussões. De um lado, foi analisado como os contos de fadas agem na vida social das crianças e como pode ser trabalhado pela docente de maneira intencional para a discussão da temática. Por outro lado, problematizamos o uso desses contos sem haver mediação docente atenta às minúcias das relações de poder. Ao buscar compreender como a formação específica contribui para a discussão da temática de gênero, foi possível constatar que na educação de meninas e meninos fornecida pelas docentes, essas crianças transgridem e ressignificam as fronteiras do que lhe é imposto, daí a importância de se ter uma formação docente antenada às questões de gênero, no sentido de desconstruir estereótipos e combater toda forma de discriminação.



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