“PARA UMA MENINA FICAR SOZINHA A PARTIR DO 4º ANO É O FIM!”:
NOVELA CARROSSEL E A EROTIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA MÍDIA
TELEVISIVA
ANDRADE, Eduarda de (FMP)
eduardaandradee@hotmail.com
ODININO, Juliane Di Paula Queiroz (FMP)
juliane.odinino@fmpsc.edu.br
RESUMO:
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso de pedagogia
que teve por objetivo analisar a partir de uma perspectiva educacional o teor do conteúdo da novela
infantil Carrossel exibida no SBT no que concerne a aspectos relacionados à incitação a uma
precoce erotização infantil e à adultização das crianças. Buscou-se compreender a maneira como a
mídia participa no comportamento das crianças, analisar a presença da erotização na telenovela
Carrossel a partir de capítulos selecionados e elaborar possíveis contribuições do campo da mídiaeducação para pensar esses aspectos. Foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, por
meio de observação e análise dos conteúdos da narrativa audiovisual apontada. Como
fundamentação teórica nos embasamos em autores como: Ariès (1981), Buckingham (2004), entre
outros. Após a realização da pesquisa, percebemos por meio dos conteúdos da novela Carrossel,
além do caráter exageradamente consumista, a confirmação da erotização da imagem infantil
advindos da mídia televisiva além da estereotipização de categorias sociais como gênero, classe e
raça que hierarquizam os sujeitos, de onde decorre a importância das instituições educacionais
dialogarem com tais culturas infantis no sentido de ampliar seus repertórios bem como desenvolver
perspectivas críticas e alternativas com relação a essas visões de mundo que aparecem de forma
naturalizada.
PALAVRAS-CHAVE: infância; mídia televisiva; erotização; adultização.
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