DIREITOS HUMANOS COMO PRESSUPOSTO
CURRICULAR EM UM CURSO DE PEDAGOGIA:
ELEMENTOS PARA O DEBATE
Autoras
Ivanir Maciel
Faculdade Municipal de Palhoça/FMP
ivaleitura@yahoo.com.br
Coordenador
Autores:
Cris Regina Gambeta Junckes
Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
crisjunckes@gmail.com
Gisele Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
elesigon@gmail.com
Ivanir Maciel
Faculdade Municipal de Palhoça/FMP
ivaleitura@yahoo.com.br
Juliane Di Paula Queiroz Odinino
Faculdade Municipal de Palhoça/FMP
juliane.odinino@fmpsc.edu.br
Maria Fernanda Diogo
Faculdade Municipal de Palhoça/FMP
maria.diogo@fmpsc.edu.br
Vera Regina Lúcio
Faculdade Municipal de Palhoça/FMP
vera.lucio@fmpsc.edu.br
RESUMO GERAL
O objetivo deste painel é apresentar a análise das ações desenvolvidas durante os últimos anos
por uma instituição de ensino superior pública e municipal, em contraponto aos documentos
orientadores do curso de Pedagogia. O primeiro artigo analisou a formação inicial de
professores em nível superior no curso de Pedagogia, pelo viés de sua estrutura curricular
pautada nos pressupostos da Educação em Direitos Humanos. O segundo trabalho teve como
.
.
objetivo apresentar e problematizar a forma como esta instituição, localizada na grande
Florianópolis, busca colocar em prática a curricularização da extensão como forma de
dialogar e atender às demandas sociais da região, na concretização dos princípios de
valorização da diversidade cultural, da responsabilidade social, da sustentabilidade e da
promoção da equidade. O artigo destaca a forma como tais ações têm se constituído o eixo
central do curso de Pedagogia, enquanto dimensão essencial ao desenvolvimento da práxis
pedagógica presente em sua proposta curricular. A terceira proposta apresenta reflexões sobre
as contribuições do estágio docente na formação inicial de professores assentado na defesa do
direito à infância na escola, a partir de documentos e registros advindos de uma experiência
de estágio docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dentre os resultados levantados
percebeu-se como o trabalho desenvolvido no estágio docente influiu na formação dos
acadêmicos, das crianças e professores da escola, ao dar visibilidade às questões da
organização do tempo e do espaço escolar, assim como às possibilidades do exercício dos
direitos da criança na escola de brincar, ler e aprender de maneira significativa. Os Direitos
Humanos na formação docente configuram-se pelo caráter paradoxal entre a distância do seu
discurso e os entraves para sua efetivação na realidade social, indicando a necessidade de
práticas que mobilizem para a temática nas diferentes áreas do conhecimento em busca de um
diálogo interdisciplinar na formação de professores.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Pedagogia. Direitos Humanos.
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