segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

DIREITOS HUMANOS COMO PRESSUPOSTO CURRICULAR EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ELEMENTOS PARA O DEBATE

DIREITOS HUMANOS COMO PRESSUPOSTO CURRICULAR EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: ELEMENTOS PARA O DEBATE

Autoras
Ivanir Maciel Faculdade Municipal de Palhoça/FMP ivaleitura@yahoo.com.br Coordenador Autores: Cris Regina Gambeta Junckes Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC crisjunckes@gmail.com Gisele Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC elesigon@gmail.com Ivanir Maciel Faculdade Municipal de Palhoça/FMP ivaleitura@yahoo.com.br Juliane Di Paula Queiroz Odinino Faculdade Municipal de Palhoça/FMP juliane.odinino@fmpsc.edu.br Maria Fernanda Diogo Faculdade Municipal de Palhoça/FMP maria.diogo@fmpsc.edu.br Vera Regina Lúcio Faculdade Municipal de Palhoça/FMP vera.lucio@fmpsc.edu.br

RESUMO GERAL
O objetivo deste painel é apresentar a análise das ações desenvolvidas durante os últimos anos por uma instituição de ensino superior pública e municipal, em contraponto aos documentos orientadores do curso de Pedagogia. O primeiro artigo analisou a formação inicial de professores em nível superior no curso de Pedagogia, pelo viés de sua estrutura curricular pautada nos pressupostos da Educação em Direitos Humanos. O segundo trabalho teve como . . objetivo apresentar e problematizar a forma como esta instituição, localizada na grande Florianópolis, busca colocar em prática a curricularização da extensão como forma de dialogar e atender às demandas sociais da região, na concretização dos princípios de valorização da diversidade cultural, da responsabilidade social, da sustentabilidade e da promoção da equidade. O artigo destaca a forma como tais ações têm se constituído o eixo central do curso de Pedagogia, enquanto dimensão essencial ao desenvolvimento da práxis pedagógica presente em sua proposta curricular. A terceira proposta apresenta reflexões sobre as contribuições do estágio docente na formação inicial de professores assentado na defesa do direito à infância na escola, a partir de documentos e registros advindos de uma experiência de estágio docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dentre os resultados levantados percebeu-se como o trabalho desenvolvido no estágio docente influiu na formação dos acadêmicos, das crianças e professores da escola, ao dar visibilidade às questões da organização do tempo e do espaço escolar, assim como às possibilidades do exercício dos direitos da criança na escola de brincar, ler e aprender de maneira significativa. Os Direitos Humanos na formação docente configuram-se pelo caráter paradoxal entre a distância do seu discurso e os entraves para sua efetivação na realidade social, indicando a necessidade de práticas que mobilizem para a temática nas diferentes áreas do conhecimento em busca de um diálogo interdisciplinar na formação de professores.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Pedagogia. Direitos Humanos.

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